Brasil - o
país dos sonhos de qualquer empresa fabricante
de máquinas e equipamentos pesados.
Isso aconteceu na década de 70, quando foi
construída grande parte de sua
infra-estrutura, sempre baseada em megaprojetos de barragens e construções de
estradas.
Todavia, nos anos 80 veio a ressaca e a economia
adoeceu. Foi então que, das 08 mil unidades anuais, o setor assistiu
a queda da produção para apenas 2,5 mil
unidades/ano.
Então, a indústria teve de se adaptar e
traçar novas estratégias, de olho na retomada que se anunciou.
Embora cada empresa tenha a sua linha
histórica no Brasil, eu devo reconhecer que
todas contribuíram na história de nosso país.
* Relembrando o
passado
Construir rodovias na década de 1920 era
bastante precário. A construção era manual (pá, picaretas, broca e marrão). O rolo compressor a vapor, era a única máquina
disponível. Para transportar a terra, usavam-se galeotas (tracionada por muares).
Para suprimir a construção manual, os
tratores agrícolas eram adaptados a serviços de
terraplenagem. Um exemplo, é o Fordson que foi usado na reconstrução da Estrada de Rodagem de São Paulo a Santo Amaro em 1924.
Uma frase: modernização da infra-estrutura.
Foi assim, em 1926, quando Washington Luís P. Souza (presidente do Brasil: 1926 a 1930) declarava "governar é abrir estradas" e deu
início à implantação da malha rodoviária
nacional. Surgiram então, em anos posteriores, as niveladoras puxadas por tratores.
Contudo, durante a Segunda Guerra
Mundial (1939 - 1945) é que foram introduzidas as primeiras máquinas de terraplenagem no
Brasil.
Veio Juscelino Kubitschek (presidente do Brasil: 1956 -
1961). Ele resumiu seu Plano de Metas no
binômio "energia e transportes" e plantou as
bases da industrialização brasileira, com a
construção de grandes hidrelétricas e abriu mais de três mil quilômetros de
rodovias, o que lhe rendeu projeção nacional.
Na ditadura militar (1964 - 1985),
destaca-se as obras de Itaipu, que
projetavam a idéia de Brasil Potência. A
construção pesada, empreendida a partir de 1960,
foi um marco em nosso país, para grandes empreiteiras, como, a Camargo Correa, a Odebrecht, a Andrade
Gutierrez, entre outras.
Por outro lado, o ramo de fabricação de máquinas
rodoviárias, só começou a ser implantado em 1959. No triênio 1960/62
foram fabricadas no Brasil 735 máquinas.
Assim, nesse breve historial, relembremos algumas datas importantes que não podemos esquecer.
Assim, nesse breve historial, relembremos algumas datas importantes que não podemos esquecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário