Euclid Road Machinery Company (Parte II)
domingo, 14 de fevereiro de 2016
Harlow H. Curtice, presidente da General Motors, anunciou em 01 de outubro de 1953, a aquisição de Euclid Road Machinery company em 07 de agosto de 1953 e, sua aprovação pelos acionistas de Euclid em 28 de agosto de 1953.
* Euclid - divisão da General Motors Corporation (1954 - 1968)
* Euclid - divisão da General Motors Corporation (1954 - 1968)
Em 1953, a Euclid foi adquirida pela General Motors, em que os líderes de ambas viram como um negócio vantajoso, com linhas de produtos complementares.
Este acordo surgiu devido ao desejo da GM em entrar no ramo de terraplanagem e a realização da família Armington, que a aquisição de GM, fornecesse capital e melhorias no design dos equipamentos que eles poderiam sonhar.
O acordo de aquisição da GM foi anunciada em 30 de setembro de 1953, com a data de aquisição oficial de 01 de janeiro de 1954.
Arthur Armington morreu em 1937 e George Armington em 1954, na idade de 89 anos, depois de supervisionar a venda de Euclid para a GM.
Os filhos Stewart e Everett Armington aposentaram-se em 1953, e George Jr em 1958 - e o mais novo, Ray, sendo o último a se aposentar em 1960, após sete anos como gerente geral da divisão de Euclid da GM.
* Marcos históricos
1955 – introdução do trator de esteiras modelo TC-12.
1956 – lançamento do trator de esteiras, modelo C-6 e do scraper, modelo S-18. Vale lembrar, que em 1954, o modelo de scraper, o TS-18, foi apresentado pela empresa.
1957 – lançamento do caminhão fora-de-estrada, modelo R-27 e do scraper, modelo TS-24.
1959 – lançamento do scraper, modelo TS-14.
1961 – lançamento do caminhão fora-de-estrada, modelo R-30 e do scraper, modelo S-24.
1962 – introduzida a linha de pás-carregadeiras, modelos L-20/25/30 respectivamente.
1963 – Robert E. Hunter é nomeado gerente geral da empresa.
1964 – lançamento do caminhão fora-de-estrada, modelo R-45 e do scraper, modelo TSS-40.
1965 – lançamento do caminhão fora-de-estrada, modelo R-X.
1966 – lançamento das pás-carregadeiras, modelos 72-21, 72-31, 72-41 e 72-51; e do scraper, modelo TS-32, respectivamente. Introduzido o trator de esteiras, modelo 82-40.
1968 – Nomeado novo gerente geral da empresa, Peter K. Hoglund.
* O desfecho da história
* O desfecho da história
Em 1968, a GM foi finalmente forçada a vender a divisão de Euclid para a White Motor Corporation.
Sendo assim, nos termos do acordo com a White Motor Corporation, a GM não foi autorizada a produzir quaisquer caminhões em concorrência por 04 anos (1968 - 1972).
Eles poderiam produzir caminhões fora-de-estrada neste período, mas não podia vendê-los nos Estados Unidos.
A White Motors teve de formar sua própria rede de vendas internacionais, pois as concessionárias de Euclid ainda eram propriedade da GM.
Em agosto de 1977, White Motor Corp. vendeu Euclid para a Daimler-Benz AG, de Stuttgard, Alemanha Ocidental.
A Euclid passou pela Clark Michigan Company (em 1984), a VME Group NV (em 1985) e juntou com a Hitachi Construction Machinery do Japão, para estabelecer um novo empreendimento, a Euclid-Hitachi Heavy Equipment Inc.(em dezembro de 1993).
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