Terex Corporation
domingo, 27 de março de 2016
A história de TEREX inicia-se em 1931 com a fundação da Euclid Road Machinery Company.
Em 1953, a Euclid foi adquirida pela General Motors Corporation, que por sua vez, vendeu-a em 1968 à White Motor Corporation.
No período de 1933 a 1968, temos o aparecimento dos caminhões fora-de-estrada, moto-escrêiperes, pás-carregadeiras e dos tratores de esteiras sob a marca Euclid.
No período de 1933 a 1968, temos o aparecimento dos caminhões fora-de-estrada, moto-escrêiperes, pás-carregadeiras e dos tratores de esteiras sob a marca Euclid.
* Surge o nome Terex
Para entendermos a história, temos que ter em mente o seguinte:
1) Após a venda de Euclid à White Motor Corporation, a General Motors não foi autorizada a produzir caminhões fora-de-estrada em concorrência por um período de 04 anos. Esse período compreendia entre 01 de julho de 1968 a 01 de julho de 1972.
2) A GM poderia produzir os caminhões nesse período, todavia não podia vender-los nos Estados Unidos.
3) As concessionárias internacionais de Euclid eram de propriedade de General Motors. A White Motor Corp. teve que formar seus distribuidores.
4) A GM produziu caminhões fora-de-estrada no período mencionado, pois ela tinha desenvolvido durante a gestão de Euclid, a partir das fábricas no Canadá e Escócia, autorizada a manter.
Entre 01 de julho de 1968 e 30 de setembro de 1968, após a venda de Euclid, a General Motors criou sua divisão de equipamentos para movimentação de terra (Earthmoving Equipment Division).
O nome TEREX tornou-se efetivo nos equipamentos em outubro de 1968. O nome TEREX veio do latim (TERRA + REX) e significa "Rei da Terra".
No mês de dezembro de 1968, General Motors Scotland, Ltd. substituiu Euclid Great Britain, Ltd., como nova razão social da empresa.
No mês de dezembro de 1968, General Motors Scotland, Ltd. substituiu Euclid Great Britain, Ltd., como nova razão social da empresa.
* Marcos históricos
1969 - introduzido o moto-escrêiper com elevador, modelo Terex S-35E.
1972 - Terex introduz a Série 33 (33-05, 33-07 e 33-11) de caminhões fora de estrada.
Com o passar dos tempos, a Série 33, substituíram os da Série R, que tinham estado no ar desde a sua criação por Euclid.
1973 - aconteceu o primeiro “Field Days” em Mesa, Arisona, com a participação de TEREX e revendedores da mesma.
1974 - Elogio para o maior e mais pesado caminhão fora-de-estrada já construído, o Titan 33-19. Ele foi apresentado na American Mining Congress Exhibition, em Las Vegas, em outubro de 1974. No final do ano, George M. Perry é nomeado gerente geral da empresa.
1977 - primeiro comercial de televisão, com o caminhão Terex Titan 33-19 e quatro outras máquinas, é exibido nos Estados Unidos e Canadá.
1979 - Terex introduz a pá-carregadeira, modelo 72-21B.
1980 - introdução do caminhão fora-de-estrada, modelo 33-11D.
Em agosto de 1980, iniciam-se as negociações entre IBH Holding AG e General Motors Corporation sobre a venda da divisão Terex.
Unidade fabril de Terex Equipment Ltd. em Motherwell, Escócia, Reino Unido. |
0 comments:
Postar um comentário