.

.

Champion Road Machinery Ltd..

sexta-feira, 28 de outubro de 2011


A Champion Road Machinery Ltd., foi fundada no ano de 1875 por Samuel Pennock, como fabricante de equipamentos para construção.

Inicialmente, a empresa chamava Good Roads Machinery Company e era situada em Kennett Square, Pennsylvania. A empresa fabricava implementos agrícolas e expandiu-se no setor de construção em 1875.

Durante este tempo, surgiu-lhe a idéia de um scraper (ou raspadeira). Ele continuou, inventou e patenteou essa idéia, que ficou conhecido como o primeiro scraper de tração nas quatro rodas. Foi chamado de "The American Champion", em Junho de 1877.

Vale lembrar que em 1875, foram desenvolvidas em reputação internacional, em desempenho e confiabilidade em mais de 95 países.

Em 1886, surgiu a primeira niveladora Champion, a "Winner". A série tinha uma potência, que entrou em pares, de dois ou quatro cavalos e foram capazes de fazer o trabalho de cinquenta homens.

Em 1889, muda-se o nome da empresa para The American Road Machine Company, com unidades fabris em Delphos, Ohio, ademais de Groton e Marathon, New York; permanecendo até 1915, com o surgimento da Dorninion Road Machinery Company.

Em 1892, os direitos de fabricação foram obtidos pela Copp Brothers Company, Ltd. em Canadá.

Em 1928, começou a utilizar niveladoras motorizadas (motoniveladoras) pela primeira vez. Outras empresas têm por experiência, a idéia de um modelo hidráulico, mas Champion foi a primeira a desenvolver um sistema em 1936, com o Hydraulic Power Maintainer.

Em 1939, o equipamento recebeu melhorias quanto à visibilidade. A cabine começou a melhorar. Dentre outras melhorias, por exemplo, destacam-se controles hidráulicos e elevação de Lâmina.

A empresa muda-se para as suas atuais instalações em Maitland Road, em 1943. O nome, Champion Road Machinery Limited, que conhecemos, surgiu em 1977, em substituição de Dorninion Road Machinery Company.


* A série de motoniveladoras

A empresa lançou a família 700, série I, em 1975. A nova tecnologia foi oferecida em uma variedade de modelos, com uma escolha dos convencionais ou articuladas. Dentre eles, os modelos 710, 715, 715A, 720, 720A, 740, 740A e 760.

Em 1984, lançou a série II. A Cummins foi escolhida como a única fornecedora de motores para motoniveladoras. A transmissão “8400 powershift” foi introduzida e as opções de motorização utilizadas em série I, foram eliminados. Destacam-se também, a introdução dos modelos 730 e 730A.

Ao decorrer dos anos, lançou a série III (em 1989), a série IV (em outubro de 1994), a série V (que estreou em maio de 1997).

Os seguintes modelos foram introduzidos: 730A VHP, 740A VHP, 750A VHP e 780A VHP, com melhorias na cabine.

A série VI, foi introduzida em novembro de 1999. Várias mudanças foram feitas no sistema de contole da lâmina para fornecer a melhor mobilidade na indústria.


* A Champion 100T

Em 1975, Dominion Road Machinery Co., Goderich, Ontario, Canada, introduziu a série I de motoniveladoras, e o maior modelo de sua fabricação: a 80T.

Todavia, em 1978, Champion Road Machinery, atualizou o modelo para 100T, apelidado de "Big Mudder."

Várias mudanças foram feitas no modelo. Consta que, poucos modelos foram vendidos, principalmente, em Illinois e Appalachians, ademais de Canadá.

Devido o baixo número nas vendas, a empresa foi obrigada a abandonar o projeto da 100T. Em 1985, o último modelo foi enviado à trabalho.

Em 1989, Champion vendeu os direitos de fabricação da 100T para Dom-Ex Corp., Hibbing, Minnesota, e continuou com a linha tradicional de motoniveladoras.


* A empresa hoje em dia

Hoje, as motoniveladoras Champion retornaram às suas raízes, como uma família de propriedade das empresas especializadas em motoniveladoras compactas. Reconhecendo que a linha compacta preenche um nível exclusivo na contratação de obras públicas e operações, a Volvo retornou as rédeas e nome da base de operações para Gary e Bryan Abernathy.

Com base nas instalações de produção de Champion Industries LLC, a nova organização oferece uma capacidade completa para liderar o desenvolvimento de novos modelos e funcionalidades em motoniveladoras compactas.

Para melhor compreensão, a história é a seguinte: em 1892, a Copp Brothers Co. de Hamilton, Ontario, ganharam a licença de fabricação das niveladoras Champion no Canadá.

Em 1896, John Challen, gerente da Copp Brothers, adquiriu a empresa e renomeou a Good Roads Machinery Company para American Road Machinery.

Após ser adquirida em 1908 por um grupo de investidores, a empresa foi reorganizada como Canadian Road Machine Company Ltd.. Após falência, acabou sendo readquirida pela American Road Machinery em 1909, com o nome de American Road Machinery of Canada.

Vimos que esta empresa canadense foi reorganizada como Dominion Road Machinery Company (DRMCo) em 1915 (carta separada para a empresa em atuação).

A American Road Machinery Co., passou por dificuldades financeiras em 1929 e acabou sendo vendida em 1932 para uma empresa em Detroit, Michigan, e renomeada The Good Roads Machinery Co.. A empresa operou até 1945.

Por outro lado, a empresa canadense acabou sendo afetada e continuou fabricando suas motoniveladoras até a renomeação para Champion Road Machinery Company Ltd. em 1977.

Em 1980, Gary Abernathy e Bryan Abernathy, contratados em Charlotte, North Carolina, necessitavam de uma motoniveladora compacta. Os modelos do mercado não eram adequados a suas necessidades, razão pela qual construiram e forneceram para outros contratantes.

Champion Road Machinery adquiriu a linha em 1993, e continuou produzindo na fábrica de Charlotte. A empresa Volvo Construction Equipment, adquiriu Champion em 1997. A primeira motoniveladora Volvo foi lançada no mercado no ano de 2001.

Em 01 de julho de 2004, uma porta se fecha e outra é aberta. Esse é o dia em que as motoniveladoras compactas de Volvo é revertida a Gary e Bryan Abernathy (direitos de fabricação sobre o nome e logotipos), surgindo a Champion Industries LLC.

De acordo com Gary Abernathy, a linha de Champion tem o seu início como uma empresa familiar, como fez a sua própria organização e que ele considera que é um verdadeiro privilégio poder colocar o nome CHAMPION e o logotipo em suas máquinas.


* Passagem pelo Brasil

Os registros mais antigos da presença da empresa no Brasil são de 1954. A Thela Comercial S. A. convidou engenheiros, empreiteiros de terraplenagem e outros interessados, para assistirem à demonstração da motoniveladora Champion em 08 de março de 1954, no Km 11 da Via Anchieta, no lugar denominado Jardim Maristela (direção de Santos).

Não se sabe ao certo o período de representação, mas acredita-se que seja até 1956, quando surgiu a nacionalização das motoniveladoras Adams no Brasil.

Novamente, no final de 1998, a Volvo Construction Equipment apresenta ao mercado brasileiro as motoniveladoras Champion.

A princípio foram disponibilizados 02 modelos (710A e 720A VHP) de 13,9 a 19,4 toneladas. No ano de 2000, nacionalizava a série VI no Brasil.

* Fonte: Volvo Construction Equipment.



0 comentários:

Postar um comentário

EXPEDIENTE: Heavy Machinery - Museum - primeiro museu eletrônico de máquinas e equipamentos pesados do Brasil, é parte integrante do Canal Máquinas & Equipamentos Pesados. É proibido copiar os artigos e fotos deste canal, sem a prévia autorização do autor, ou titular dos mesmos. Qualquer artigo copiado ou fotos, devem conter a fonte original. Espero que todos os leitores saibam produzir seus artigos sem infringir os Direitos Autorais sobre sua Propriedade Intelectual, nos termos da Lei 9610-98 (artigos 101 à 110). Plágio é crime e está previsto no Código Penal (artigos 184 à 186). Todos os artigos estão baseados em informações vigente na data da publicação. O autor se reserva o direito de alterar os artigos sem aviso prévio.

  © Blogger template Foam by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP