.

.

Milestones: GM-Terex do Brasil S. A.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


GM-Terex do Brasil S. A. foi uma empresa fabricante de equipamentos para terraplenagem, cuja fábrica era instalada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dentre seu portfólio incluiram os caminhões fora-de-estrada, moto-escrêiperes, pás-carregadeiras e tratores de esteiras.


Cronologia
1972 – O Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) aprovou as planta para a instalação da GM-Terex do Brasil S. A., no Estado de Minas Gerais.

1973 – A Terex instala oficialmente no Brasil, para a produção de seus equipamentos.

1974 - Inaugurada a fábrica da GM-Terex do Brasil S. A. - Equipamentos de Terraplenagem em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Lançamento do caminhão fora-de-estrada R-35 e do moto-escrêiper TS-24.

1975 – A GM-Terex do Brasil S. A. - Equipamentos de Terraplenagem é incorporada como General Motors do Brasil S. A., Divisão Terex.

1977 – A Terex produz sua milésima (1.000ª) unidade, um moto-escrêiper TS-14B com 82% de índice de nacionalização.

1978 – Lançamento do caminhão fora-de-estrada 33-09.

1980 – A razão social da empresa passou a ser General Motors Terex do Brasil Ltda. A General Motors Corporation anuncia a venda da Divisão Terex à IBH Holding AG.

A empresa fabrica sua dumilésima (2.000ª) máquina, um moto-escrêiper S-24.

1981 – A IBH Holding AG. assume o controle da GM Terex do Brasil Ltda.

1982 – Lançamento do moto-escrêiper TS-14B, com motor Scania D-11 (em substituição ao Detroit Diesel 6V-53N), apresentando uma economia de combustível de 11% e um poder de torque superior em 8%.

1983 Ulrich Herzog assume a presidência da empresa no Brasil.

1986 – Entregue as três primeiras unidades do veículo militar, o UAI M1-50, ao Exército Brasileiro.

1987 – Entregue ao Exército Brasileiro, o primeiro protótipo do jipe militar (denominado UAI M1-34) desenvolvido pela empresa.

1989 – Encerrada a venda de equipamentos de terraplenagem no mercado brasileiro.



* Fotos: vista parcial das instalações provisórias de Terex em Belo Horizonte, do moto-escrêiper TS-14B (em 1973) e da unidade fabril (em 1974).
* Atualização: 28-06-14.


0 comentários:

Postar um comentário

EXPEDIENTE: Heavy Machinery - Museum - primeiro museu eletrônico de máquinas e equipamentos pesados do Brasil, é parte integrante do Canal Máquinas & Equipamentos Pesados. É proibido copiar os artigos e fotos deste canal, sem a prévia autorização do autor, ou titular dos mesmos. Qualquer artigo copiado ou fotos, devem conter a fonte original. Espero que todos os leitores saibam produzir seus artigos sem infringir os Direitos Autorais sobre sua Propriedade Intelectual, nos termos da Lei 9610-98 (artigos 101 à 110). Plágio é crime e está previsto no Código Penal (artigos 184 à 186). Todos os artigos estão baseados em informações vigente na data da publicação. O autor se reserva o direito de alterar os artigos sem aviso prévio.

  © Blogger template Foam by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP