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VME Brasil Equipamentos Ltda.

sábado, 20 de dezembro de 2014


Numa quarta-feira, 28 de janeiro de 1985, a Clark Equipment Company Volvo BM AB anunciaram seu projeto de fusão de suas divisões: a Clark Michigan Company e Volvo BM.

Aos 28 de março de 1985, a joint venture era formada entre as empresas com a denominação de VME Group NV. Em agosto de 1986, a Clark Michigan Company mudou sua denominação para VME Americas Inc..

Outras empresas passaram a fazer parte do grupo: a AB Åkermans Gjuteri & Mekaniska Verkstad (em 1991) e a Zettelmeyer Baumaschinen GmbH (em 1991).

Aos 17 de dezembro de 1993, VME Group NV e Hitachi Construction Machinery Co., Ltd, assinaram um acordo comercial (joint venture) para estabelecer uma nova empresa: a Euclid-Hitachi Heavy Equipment, Inc. (tornou-se operacional em 01 de janeiro de 1994).

Em 1995, Volvo BM AB adquiriu a totalidade na participação (50% restantes) de VME Group NV e rebatizou a empresa de Volvo Construction Equipment.

Em nosso país, os negócios de equipamentos de construção (ou terraplenagem) eram divididos entre Campinas (comercial) e Pederneiras (industrial), ambas no estado de São Paulo.


* A VME Brasil Equipamentos Ltda.

Em 01 de janeiro de 1985, Equipamentos Clark Ltda. alterou sua razão social para Clark Michigan Máquinas e Equipamentos Ltda..

No dia 27 de janeiro de 1987, o presidente da VME Group N.V., o Sr. Eric Johanson, em visita ao Brasil, anunciou mudanças na subsidiária brasileira

Clark Michigan Máquinas e Equipamentos Ltda. tornava-se independente e, alterou o nome para VME Brasil Equipamentos Ltda..

Durante a visita, o Sr. Eric Johanson apresentou o novo presidente do grupo no Brasil, Aristeu Mota que, a partir de 01 de fevereiro de 1987, substituiu Cristobal Barnard. (presente na empresa desde 1972, onde vinha ocupando o cargo de gerente geral da divisão de equipamentos da Equipamentos Clark S. A., e, em 1985, nomeado presidente.) 


* Os produtos no mercado

Em 1988, a empresa apresentou a pá-carregadeira Michigan L-30. Essa máquina podia ser usada com garra hidráulica para transporte de toras, com garfos e caçamba, que carrega até 2,0 m³ de material.

VME Brasil Equipamentos Ltda investiu US$ 6 milhões no produto. No ano anterior, em 1987, a empresa faturou US$ 60 milhões em vendas.

Em junho de 1990, lançou a pá-carregadeira Michigan L-90, de direção articulada com bomba de pistão de deslocamento variável, que facilita qualquer tipo de manobra. Em 1991, o caminhão articulado Volvo BM A25 foi apresentado no mercado brasileiro

Em 1992, lançou as empilhadeiras modelos GPY/DPY e Clark C500YS80.  Em 13 de agosto de 1992, juntamente com a inauguração da nova sede da Maqoeste Máquinas e Equipamentos (distribuidor VME em Brasília) lançou a pá-carregadeiras Michigan L180 e dois modelos de escavadeiras Akerman: as H10B e H12D fabricadas na Suécia

Antes mesmo do lançamento oficial das escavadeiras Akerman no mercado brasileiro, a VME Brasil Equipamentos Ltda. já havia comercializado 04 (quatro) modelos H10B e 01 (um) modelo H16D. A pá-carregadeira Michigan 55-I foi lançada na capital brasileira..

No ano seguinte, veio o caminhão articulado Volvo BM A25C. As pás-carregadeiras Volvo BM L120B e L180 foram apresentadas em 1994, juntamente com as escavadeiras Akerman (Série EC).


* O desfecho da história

Em 1995, a Volvo assume o controle da VME Equipamentos Ltda., originando-se na Volvo Equipamentos de Construção Ltda. Nessa época, a linha Michigan era composta pelos modelos: 45C55C55C-I e L-90.

Em abril de 2000, era fabricada a última pá-carregadeira Michigan no Brasil. O modelo Michigan 55C, desde o início de sua fabricação, teve uma produção de 7106 máquinas.

Por outro lado, em 1994, a Clark Equipment Company colocou à venda sua subsidiária brasileira, a Equipamentos Clark Ltda., que, consequentemente, desvinculou-se da matriz norte americana.

Criou-se uma "holding" para a empresa, a Clark Automotive Products Corporation - CAPCO, com sede nos Estados Unidos; que manteve um conselho administrativo formado por cinco americanos, ex-funcionários da Clark Equipment Company, e dois brasileiros.

Com a mudança, a Equipamentos Clark Ltda. passou a deter a posição de maior fabricante independente de transmissões da América Latina, com mais de 5,8 milhões de unidades produzidas desde que iniciou a atividades no Brasil.

Em novembro de 1995, iniciaram as negociações entre a Clark e a Eaton para aquisição da empresa brasileira em Valinhos.

Em 27 de março de 1996, a Equipamentos Clark Ltda. é integrada a Eaton Corporation. A empresa ofereceu cerca de US$ 120 milhões pela empresa brasileira.

Quanto ao mercado de empilhadeiras, Volvo Equipamentos de Construção Ltda. continuou com a produção até 1995. 

Em 14 de junho de 2005, Dabo Material Handling Equipment Brasil S. A., abriu sua sede na cidade de Valinhos. A Dabo é detentora da marca das empilhadeiras Clark.



* Notas: A Clark Equipment Company e Volvo BM AB., anunciaram em 28 de janeiro de 1985 que os negócios com equipamentos de construção de suas subsidiárias a nível mundial, seriam feitos via Holanda, mas operaria, inicialmente, a partir de suas sedes nos EUA e Suécia. Ambas empresas deteriam cada, 50% da nova empresa, empregando 7500 pessoas. A subsidiária brasileira foi desmembrada em duas companhias autônomas. Uma delas a Clark Michigan Máquinas e Equipamentos Ltda., originária da antiga divisão de Equipamentos Clark Ltda..

Em 31 de julho de 1992, a empresa vendeu todas as ações em circulação da Clark Material Handling Company (CMHC), e algumas outras filiais que compreendia seu negócio de equipamentos de manuseio de materiais, a Terex Corporation.

Em 5 de março de 1995, Clark Equipment Company concordou em vender suas ações na VME Group N.V. para Volvo BM AB. No dia seguinte, Volvo BM AB e Clark Equipment Company anunciaram o acordo em que a Volvo comprariam 50% de participação de Clark na VME Group N.V..

Aos 13 de abril de 1995, Clark Equipment Company vendeu sua participação de 50% na VME Group NV para Volvo BM AB. 


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