.

.

Terex Corporation (Parte I)

domingo, 27 de março de 2016


A história de TEREX inicia-se em 1931 com a fundação da Euclid Road Machinery Company.

Em 1953, a Euclid foi adquirida pela General Motors Corporation, que por sua vez, vendeu-a em 1968 à White Motor Corporation.

No período de 1933 a 1968, temos o aparecimento dos caminhões fora-de-estrada, moto-escrêiperes, pás-carregadeiras e dos tratores de esteiras sob a marca Euclid.


* Surge o nome Terex

Para entendermos a história, temos que ter em mente o seguinte:

1) Após a venda de Euclid à White Motor Corporation, a General Motors não foi autorizada a produzir caminhões fora-de-estrada em concorrência por um período de 04 anos. Esse período compreendia entre 01 de julho de 1968 a 01 de julho de 1972.

2) A GM poderia produzir os caminhões nesse período, todavia não podia vender-los nos Estados Unidos.

3) As concessionárias internacionais de Euclid eram de propriedade de General Motors. A White Motor Corp. teve que formar seus distribuidores.

4) A GM produziu caminhões fora-de-estrada no período mencionado, pois ela tinha desenvolvido durante a gestão de Euclid, a partir das fábricas no Canadá e Escócia, autorizada a manter.

Entre 01 de julho de 1968 e 30 de setembro de 1968, após a venda de Euclid, a General Motors criou sua divisão de equipamentos para movimentação de terra (Earthmoving Equipment Division).

O nome TEREX tornou-se efetivo nos equipamentos em outubro de 1968. O nome TEREX veio do latim (TERRA + REX) e significa "Rei da Terra".

No mês de dezembro de 1968, General Motors Scotland, Ltd. substituiu Euclid Great Britain, Ltd., como nova razão social da empresa.


* Marcos históricos

1969 - introduzido o moto-escrêiper com elevador, modelo Terex S-35E.

1972 - Terex introduz a Série 33 (33-05, 33-07 e 33-11) de caminhões fora de estrada.

Com o passar dos tempos, a Série 33, substituíram os da Série R, que tinham estado no ar desde a sua criação por Euclid.

1973 - aconteceu o primeiro “Field Days” em Mesa, Arisona, com a participação de TEREX e revendedores da mesma.

1974 - Elogio para o maior e mais pesado caminhão fora-de-estrada já construído, o Titan 33-19. Ele foi apresentado na American Mining Congress Exhibition, em Las Vegas, em outubro de 1974. No final do ano, George M. Perry é nomeado gerente geral da empresa.

1977 - primeiro comercial de televisão, com o caminhão Terex Titan 33-19 e quatro outras máquinas, é exibido nos Estados Unidos e Canadá.

1979 - Terex introduz a pá-carregadeira, modelo 72-21B.

1980 - introdução do caminhão fora-de-estrada, modelo 33-11D.

Em agosto de 1980, iniciam-se as negociações entre IBH Holding AG e General Motors Corporation sobre a venda da divisão Terex.

Unidade fabril de Terex Equipment Ltd. em Motherwell, Escócia, Reino Unido.

0 comentários:

Postar um comentário

EXPEDIENTE: Heavy Machinery - Museum - primeiro museu eletrônico de máquinas e equipamentos pesados do Brasil, é parte integrante do Canal Máquinas & Equipamentos Pesados. É proibido copiar os artigos e fotos deste canal, sem a prévia autorização do autor, ou titular dos mesmos. Qualquer artigo copiado ou fotos, devem conter a fonte original. Espero que todos os leitores saibam produzir seus artigos sem infringir os Direitos Autorais sobre sua Propriedade Intelectual, nos termos da Lei 9610-98 (artigos 101 à 110). Plágio é crime e está previsto no Código Penal (artigos 184 à 186). Todos os artigos estão baseados em informações vigente na data da publicação. O autor se reserva o direito de alterar os artigos sem aviso prévio.

  © Blogger template Foam by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP