Tratores Fiat do Brasil S. A.
sábado, 4 de maio de 2013
No dia 06 de abril de 1971, a Tratores Fiat do Brasil S. A. apresentou às autoridades federais, estaduais, clientes e concessionários, na sede do Consulado Geral da Itália, seu primeiro trator de esteiras de fabricação nacional.
Conhecemos um pouco da história da Tratores Fiat do Brasil S. A. – uma empresa que a gente nunca esquece.
* Os registros antigos
Os registros mais antigos no Brasil mostram-nos um distribuidor em nosso país, a Pasquale Barberis & Companhia no ano de 1919.
Aos 08 de maio de 1920, realizaram-se em São Paulo, no Ipiranga, as provas de tração com o trator agrícola Fiat, com a presença do Senhor Conde Bosdari, embaixador italiano, altas autoridades do Estado, além de muitos convidados.
* Surgimento da Moto Agrícola S. A.
Constituída em dezembro de 1948 por Giovanni Lantieri e Ugo Tagliacozzo, ambos italianos, a G. Lantieri & Cia. Ltda., situada à Rua 07 de Abril, 252 – 9ª andar – dedicava-se a representações industriais e comércio em geral, inclusive importação e exportação por conta própria.
Em 1950, a G. Lantieri & Cia. Ltda., distribuidores dos tratores Fiat e Ansaldo no Brasil, no intuito de desenvolver mais amplo programa no que diz respeito à importação, distribuição e assistência técnica das afamadas marcas, se transformou em Moto Agrícola S. A. – Industrial e Comercial de Máquinas Agrícolas.
A sede da empresa era em São Paulo, à Rua 07 de Abril, 230 – 12º Andar, e escritório no Rio de Janeiro, à Rua México, 90 – 5º Andar.
A diretoria era composta por Dino Grandi (diretor-presidente), Giovanni Lantieri e Elio Peccei (diretores-gerentes) e Ugo Tagliacozzo (diretor-secretário).
Cronologia
1950 – Constituição da Moto Agrícola S. A. – Industrial e Comercial de Máquinas Agrícolas.
1952 – Constituição da Indaco S. A. – Indústria, Comércio e Administração.
1956 – Lançamento do trator agrícola FNM-Fiat 25/R Diesel.
1957 – Construção da unidade fabril na Via Anchieta, Km 12.5, em São Paulo, para a produção de lâminas e material rodante de tratores.
1962 – A Dieselmotor S. A. – Industrial e Comercial altera sua razão social para “Dieselmotor e Tratores Fiat S. A.”.
1967 – Incorporação da Moto Agrícola S. A. – Industrial e Comercial de Máquinas Agrícolas pela “Dieselmotor e Tratores Fiat S. A.”.
Em dezembro desse ano, a “Dieselmotor e Tratores Fiat S. A.” tem sua razão social alterada para Tratores Fiat do Brasil S. A..
1969 – Aquisição da fábrica alemã de motores Deutz em Contagem – Minas Gerais.
1971 – Lançamento do trator de esteiras Fiat AD-7B.
1973 – Lançamento no mercado da escavadeira hidráulica Fiat S-90 e do trator de esteira Fiat AD-14.
A história da empresa pode ser dividida em 02 (duas) partes: Tratores Fiat do Brasil S. A. (1967 – 1973) e Fiatallis (1974 – 2004).
0 comments:
Postar um comentário