Huber-Warco do Brasil S. A.
sábado, 1 de novembro de 2014
O grande impulso de desenvolvimento industrial brasileiro; a necessidade imediata de novas, maiores e melhores estradas; a imensidão do nosso território, levaram a uma demanda crescente dos equipamentos Huber-Warco no Brasil.
Esta foi a razão de um grupo de empresas, formado pela Huber-Warco Company (72%) e a Vias e Viaturas S. A. (Banco de São Paulo/Almeida Prado- 28%) com sede em São Paulo - SP, à Avenida do Estado, 6593, a criarem a subsidiária brasileira.
Para nós brasileiros, a contribuição da empresa foi maior: mais de 2000 motoniveladoras fabricadas em 1970. Uma época de exportações para a Argentina e Chile, que trouxe para o Brasil cerca de US$ 8 milhões, correspondente a venda de quase 400 motoniveladoras em nosso país.
A Huber-Warco Company foi criada em 07 de dezembro de 1954 em Marion, Ohio, Estados Unidos. O logotipo "H-W" foi usado pela primeira vez nos equipamentos em 01 de fevereiro de 1955. A Via e Viaturas S. A. foi fundada em 29 de abril de 1944.
* A subsidiária brasileira
Huber Warco do Brasil S. A. Indústria e Comércio foi fundada em 07 de novembro de 1957 na cidade de São Paulo-SP.
O escritório (ou sede social) da empresa, era situado na Rua Xavier de Toledo, 123, 5º andar, Conjunto 52.
* A unidade fabril e transferências
Em outubro de 1958, e empresa notificou que estava preparada (ou pronta) para iniciar a construção de sua fábrica em local já previamente escolhido.
Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, foi a cidade escolhida. O Bairro César de Souza havia sido loteado para instalação de empresas de médio e grande porte, por seu proprietário o Sr. Pedro Romero. Foi nesse local que Huber-Warco deu início a construção de sua unidade fabril.
Em 1959, a empresa transferiu sua sede social para Avenida Ipiranga, 1097 - 13º andar - em São Paulo, Capital.
Contudo, em dezembro de 1959, tendo em consideração - a unidade fabril instalada em Mogi das Cruzes - comunicou a transferência da sede social para esta cidade.
* A inauguração
Numa área de 100.000 m², a empresa inaugurou sua fábrica em 06 de abril de 1960, quarta-feira, com um investimento de 350 milhões de cruzeiros.
Dentre as autoridades civis, militares, eclesiásticas, estavam presente os Governadores Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto e José Feliciano Ferreira, dos estados de São Paulo e Goiás, além da banda de música da Força Pública.
Vieram dos Estados Unidos, Clark T. McConnell e Jay H. Maish, da Huber-Warco Company. Após percorrerem as instalações, o presidente da Huber-Warco do Brasil, Corintho Goulart, presenteou o governador Carlos Alberto com uma placa de ouro.
A seguir, inauguraram a unidade, desatando a fita simbólica (pelos dois governadores), ouviram o pronunciamento do presidente de Huber-Warco e assistiram a demonstração da primeira motoniveladora fabricada em nosso país, o modelo 10-D.
* A motoniveladora 10-D
O modelo 10-D (135 hp) tinha peso operacional de 11780 kg. O comprimento da mesma era de 7975 mm, largura de 2413 mm e altura total com cabina de 3170 mm.
Essa máquina foi enviada a Brasília para ajudar na sua construção. A motoniveladora 10-D ajudou a construir a capital federal. Aos 21 de abril de 1960, após 41 meses de obras, Brasília era inaugurada.
* A motoniveladora 11-D
Em 1962, foi apresentado o modelo 11-D (155 hp) que pesava 13000 kg, comprimento de 8000 mm, largura de 2450 mm e altura de 3250 mm. Ambos modelos com motor Mercedes-Benz OM 326.
Quem visitou a FMN - Feira da Mecânica Nacional, realizada entre 09 e 24 de junho de 1962 e, o III Salão do Automóvel (24 de novembro a 09 de dezembro de 1962), puderam ver de perto, o mais novo lançamento brasileiro.
A empresa contava em 1962, com cerca de 256 operários e 390 funcionários.
Estava previsto (para fins de 1960), o início da fabricação do primeiro rolo compressor do tipo tandem de 5,8 toneladas, e seu futuro lançamento no mercado a partir de 1965.
Em 1964, a Huber-Warco lançou a lâmina "bulldozer", equipamento opcional para as motoniveladoras. Ela media 2,75 metros de largura por 0,92 metros de altura, permitindo remoção de até 02 metros cúbicos de terra.
* A direção da empresa
Em 1965, Carlos Valverde C. Sirvello entra para empresa como assistente de vendas. Era presidente de Huber-Warco, George Burwell; diretor comercial, Rodolfo Mottin (pai de Ricardo Mottin), além de Cósimo Amuso Filho (gerente administrativo e financeiro) e outros.
Rodolfo Mottin viajou para os Estados Unidos em julho de 1965, para participar de uma reunião internacional de dirigentes de vendas da Huber-Warco, além de assuntos ligados à ampliação da linha brasileira.
Ele manteve contato com os técnicos do Huber Research Development Center, um dos mais antigos centros de estudos e pesquisas.
Em janeiro de 1966, chegou a São Paulo, procedente de Marion, Ohio, Estados Unidos, Glen A. Burwell, que iria assumir a direção-geral da Huber-Warco do Brasil S. A..
Conforme um noticiário de abril de 1962, a Huber-Warco Company, nomeou Glen A. Burwell como gerente da empresa, juntamente com Paul J. Wolfert (gerente de vendas) e Robert E. Gerber (gerente de engenharia).
* O Grupo Mozer
Em 1965, Huber Corporation deu início a seus esforços para vender a empresa no Brasil. Contudo, de 1966 a 1967, Huber negociou com vários partidos, sem êxito em questão.
O preço inicial foi de US$ 4.000 000. Em agosto de 1967, este foi reduzido a US$ 2.500 000.
Em 1966, Mr. Burwell retornou para os Estados Unidos e para seu lugar, Richard Alex Mozer foi nomeado. Em agosto de 1967, Richard e outro diretor de Huber-Warco, Carlos E. Stroeter, notificaram o seu interesse em adquirir a empresa.
Após vários meses de negociação, Huber concordou em vender Huber-Warco ao Grupo Mozer. Contudo, Richard e Carlos criaram a CIFISA, que encarregou da transferência e empréstimo.
O acordo foi assinado em 10 de março de 1968, para a venda da subsidiária. Junto com a venda, um acordo de assistência técnica foi assinado, prevendo a Huber-Warco do Brasil e a Huber Corporation, continuar sua associação sobre uma básica licença (cf. folder que possuo).
A CIFISA, foi incapaz da causa de Huber-Warco, no que se refere ao reembolso de empréstimos, quanto de sua totalidade, antes de 14 de fevereiro de 1969, data essa, em que tournou-se acionista (100%) de Huber-Warco do Brasil.
0 comments:
Postar um comentário