Terex Corporation.
sábado, 31 de dezembro de 2011
A história de TEREX inicia-se em 1931 com a fundação da Euclid Road Machinery Company.
Em 1953, a Euclid foi adquirida pela General Motors Corporation, que por sua vez, vendeu-a em 1968 à White Motor Corporation.
No período de 1933 a 1968, temos o aparecimento dos caminhões fora-de-estrada, moto-escrêiperes, pás-carregadeiras e dos tratores de esteiras sob a marca Euclid.
* Surge o nome Terex
Para entendermos a história, temos que ter em mente o seguinte:
1) Após a venda de Euclid à White Motor Corporation, a General Motors não foi autorizada a produzir caminhões fora-de-estrada em concorrência por um período de 04 anos. Esse período compreendia entre 01 de julho de 1968 a 01 de julho de 1972.
2) A GM poderia produzir os caminhões nesse período, todavia não podia vender-los nos Estados Unidos.
3) As concessionárias internacionais de Euclid eram de propriedade de General Motors. A White Motor Corp. teve que formar seus distribuidores.
4) A GM produziu caminhões fora-de-estrada no período mencionado, pois ela tinha desenvolvido durante a gestão de Euclid, a partir das fábricas no Canadá e Escócia, autorizada a manter.
Entre 01 de julho de 1968 e 30 de setembro de 1968, após a venda de Euclid, a General Motors criou sua divisão de equipamentos para movimentação de terra (Earthmoving Equipment Division).
O nome TEREX tornou-se efetivo nos equipamentos em outubro de 1968. O nome TEREX veio do latim (TERRA + REX) e significa "Rei da Terra".
No mês de dezembro de 1968, General Motors Scotland, Ltd. substituiu Euclid Great Britain, Ltd., como nova razão social da empresa.
No mês de dezembro de 1968, General Motors Scotland, Ltd. substituiu Euclid Great Britain, Ltd., como nova razão social da empresa.
* Marcos históricos
1969 - introduzido o moto-escrêiper com elevador, modelo Terex S-35E.
1972 - Terex introduz a nova Série 33 (33-05, 33-07 e 33-11) de caminhões fora-de-estrada.
Com o passar dos tempos, a Série 33, substituíram os da Série R, que tinham estado no ar desde a sua criação por Euclid.
1973 - aconteceu o primeiro “Field Days” em Mesa, Arisona, com a participação de TEREX e revendedores da mesma.
1974 - Elogio para o maior e mais pesado caminhão fora-de-estrada já construído, o Titan 33-19. Ele foi apresentado na American Mining Congress Exhibition, em Las Vegas, em outubro de 1974. No final do ano, George M. Perry é nomeado gerente geral da empresa.
1977 - primeiro comercial de televisão, com o caminhão Terex Titan 33-19 e quatro outras máquinas, é exibido nos Estados Unidos e Canadá.
1979 - Terex introduz a pá-carregadeira, modelo 72-21B.
1980 - introdução do caminhão fora-de-estrada, modelo 33-11D.
Em agosto de 1980, iniciam-se as negociações entre IBH Holding AG e General Motors Corporation sobre a venda da divisão Terex.
* A venda para a IBH Holding AG.
Em outubro de 1980, a General Motors anunciou a venda da divisão Terex à IBH Holding AG da Alemanha Ocidental. O acordo entrou em vigor em 01 de janeiro de 1981.
O IBH Group era formado por 11 empresas. A linha Terex era compreendida por moto-escrêiperes, caminhões fora-de-estrada (Série R e 33), pás-carregadeiras e tratores de esteiras.
Em 1983, apresentou o primeiro caminhão articulado, o modelo Terex 32-04 de 25 toneladas. As pás-carregadeiras sobre esteiras tiveram seu aparecimento nessa gestão.
Após o colápso do IBH Group em 04 de novembro de 1983, a Terex (dos Estados Unidos) entrou com pedido de concordata.
* A estabilização e expansão
A General Motors recomprou as operações de Terex no Reino Unido em 19 de fevereiro de 1984 e, reformulou-a como Terex Equipment Ltd.
A Northwest Engineering Company adquiriu Terex (unidade americana) em 31 de dezembro de 1986 e, a Terex Equipment Ltd. em 30 de junho de 1987.
Vale lembrar que a Northwest Engineering Co. foi adquirida por Randolph W. Lenz em 1983. Todavia, em 1985, Lenz adquiriu a linha de equipamentos de construção de Bucyrus-Erie e, em 1987, adquiriu a Koehring Crane and Excavator (incluindo as divisões Schield-Bantam e Lorain).
Em maio de 1988, Northwest Engineering Co. adquiriu a Unit Rig & Equipment Company e assume o nome Terex Corporation.
Northwest Engineering Co. tornou-se uma divisão de Terex, empresa que havia adquirido. A fábrica de Hudson foi fechada em setembro de 1988 e as operações transferidas para Escócia.
* As aquisições
A partir da aquisição de outras empresas, a Terex Corporation se expandiu e entrou em vários setores.
Dentre essas aquisições, por exemplo, cito a Fruehauf Trailer (em 1989), PPM Cranes Inc. (em 1995), American Crane e O&K Mining GmbH (em 1998), Powerscreen International plc., Cedarapids Inc., Benford Ltd. e Amida Industries Inc. (em 1999), Fermec Manufacturing Limited (em 2000), CMI Corporation (em 2001), Demag Mobile Cranes GmbH & Co. e Genie Holdings Inc. (em 2002), Halco Holding Ltd. (em 2006) e a ASV Inc. (em 2007).
* A presença no Brasil
Para melhor compreensão da presença de Terex no mercado brasileiro, a história da mesma pode ser dividida em 05 partes:
1) O período de 1944 a 1968, que compreende pelo surgimento de máquinas e equipamentos Euclid em grandes obras de nosso país.
2) O período de 1968 a 1989, que compreende pela fase transitória de Euclid para Terex (representação), a fundação da subsidiária brasileira (em 1973), e da unidade fabril (1974 - 1991).
3) A representação de Terex Corporation pela Tractorbel Tratores e Peças Belo Horizonte Ltda (1991 - 2000).
4) A representação de Terex-Unit Rig e Terex Reedrill pela P&H MinePro Services (em 2001).
5) A aquisição de Genie e CMI-Cifali (em 2002), originando na criação da Terex Latin America (em 2004) e a Terex Roadbuilding Latin America (em 2005).
* Fotos: equipamentos GM-Terex e a unidade fabril de Terex Equipment Ltd. em Motherwell, Escócia, Reino Unido.
* Fotos: equipamentos GM-Terex e a unidade fabril de Terex Equipment Ltd. em Motherwell, Escócia, Reino Unido.
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