Mercado Brasileiro: milestones (1861 - 1949)
sábado, 11 de janeiro de 2014
Paralelamente
ao grande impulso que teve a indústria mecânica nacional durante os anos da II
Guerra Mundial (1939 – 1945), em decorrência das dificuldades para importação
nessa época, surgiu em nosso país, a indústria de máquinas rodoviárias.
Constituiu
originalmente na fabricação de implementos, acessórios às máquinas existentes e
peças de reposição por oficinas mecânicas de pequeno porte, que executavam os
conjuntos sem seguir especificações técnicas rigorosas.
Até o final
da década de 40, o panorama dessa indústria pouco se modificou. A ausência de
programas intensivos de construção de estradas, que demandavam grande soma de recursos,
foi sem dúvida alguma responsável pelo entorpecimento do crescimento desse
setor do parque mecânico nacional.
Assim, de um mundo de expectativas e esperanças,
traça-nos um momento de reflexão, quando o reconhecimento do passado lança
luzes sobre o futuro
1861
* No dia 23 de junho, inauguração da
Estrada União e Indústria, entre Petrópolis e Juiz de Fora pelo Imperador Dom
Pedro II e a Família Imperial.
Os trabalhos de construção tiveram início em 12 de abril de 1856, tendo o primeiro trecho inaugurado em 18 de abril de 1858 e, ligava Vila Teresa a Pedro do Rio, num total de30.865 metros .
Os trabalhos de construção tiveram início em 12 de abril de 1856, tendo o primeiro trecho inaugurado em 18 de abril de 1858 e, ligava Vila Teresa a Pedro do Rio, num total de
1911
* O Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Hermes Rodrigues da Fonseca (1910 - 1914) assinou o decreto que autorizou a instalação da lngersoll-Rand
Company no Brasil.
1917
* O Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Venceslau Brás Pereira Gomes (1914 - 1918) assinou o decreto que autorizou o funcionamento da lnternational Machinery Company no Brasil.
1918
* Chega ao Brasil, o primeiro trator de
esteiras de Caterpillar. No ano de 1936, a empresa possuía um revendedor no país.
Em outubro de 1954, no 11º Cartório do Rio de Janeiro, era lavrada a escritura de constituição da Caterpillar Brasil S. A. - Máquinas e Peças.
Em outubro de 1954, no 11º Cartório do Rio de Janeiro, era lavrada a escritura de constituição da Caterpillar Brasil S. A. - Máquinas e Peças.
1919
* A
J. I. Case Threshing Machine Company chega no Brasil. O Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Epitácio
Lindolfo da Silva Pessoa (1919 - 1922) assinou o decreto que autorizou a
instalação da Case no Brasil.
Em 1958, era constituída a J. I. Case do Brasil - Comércio e Indústria Ltda..
Em 1958, era constituída a J. I. Case do Brasil - Comércio e Indústria Ltda..
1926
* O Presidente da República dos Estados
Unidos do Brasil, Arthur da Silva Bernardes (1922 - 1926) concedeu a
International Harvester Export Company autorização para funcionar em nosso
país.
A empresa era
distribuidora no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, dos produtos da
International Harvester Co., Chicago, tais como: tratores e máquinas agrícolas
em geral e dos caminhões International.
Em 1946 foi
fundada a International Harvester Máquinas S. A.
1927
* Fundada a Sociedade Technica e
Commercial Ltda. Através de seu departamento de máquinas para estradas de
rodagem, construções e industriais, a empresa representava a Allis-Chalmers
Mfg. Co., a The Marion Steam Shovel Co. (escavadeiras e guindastes) e outras
marcas.
* Realizada em dezembro desse ano, a 5ª
Exposição de Automobilismo no Palácio das Indústrias. Destacam-se a presença
dos tratores de International Harvester e as niveladoras de Austin.
1934
*
Fundada a Sotema
- Sociedade Técnica de Materiais. A empresa se conceitou na representação de
máquinas rodoviárias (Allis Chalmers, Barber-Greene, Bucyrus-Erie, Joy, Paceco,
Fruehauf, e outras) no Brasil.
A empresa
vendeu no período até 1940, os primeiros tratores de esteiras. Nos anos
seguintes alugava suas linhas desde os scrapers até as usinas de asfalto, contribuindo
com a construção de estradas no Brasil.
1935
* A empresa Bucyrus-Erie envia a maior
dragline do mundo para serviço no Brasil.
1939
* Criada a Camargo Corrêa &
Companhia Ltda., por Sebastião Camargo e Sylvio Brand Corrêa.
1941
*
Chega a São Paulo, procedente de
Nova York, Estados Unidos, o Sr. John Q. McDonald, Exporter Manager da
Caterpillar Tractor Company, que veio ao nosso país em visita de inspeção às
diversas firmas distribuidores dos produtos da afamada fábrica, em todo o
território nacional.
1942
* Criada em 1° de junho, através do
decreto-lei n° 4.352, a
CVRD - Companhia Vale do Rio Doce. O sucesso da CVRD na Europa, principalmente
na Alemanha Ocidental, trouxe para o Brasil vários equipamentos, dentre eles,
os caminhões fora-de-estrada de Euclid e o guindaste Krupp-Ardelt.
1944
* Fundada a Construtora Norberto
Odebrecht S.A. pelo engenheiro Norberto Odebrecht.
1945
* Criado o DNER - Departamento Nacional
de Estradas de Rodagem (governo autônomo), desmembrando da administração direta
(existente desde 1937).
1948
* Nasce a Construtora Andrade
Gutierrez, criada por Flávio Gutierrez e os irmãos Gabriel e Roberto Andrade.
* A Sociedade de Engenharia H. Fialho
& Morelli Ltda, demonstrou o funcionamento do maior trator de esteiras que
já chegou ao Brasil, o Allis-Chalmers HD-19.
* A BRASIMET S/A é nomeada representante exclusiva para todo território nacional da Unit Crane & Shovel Corporation, fabricante das escavadeiras Unit.
* Foto: anúncio da Satic S/A Importação e Comércio, distribuidora dos produtos de Michigan Power Shovel Company (em 1948).
* Nota: as informações acima estão em forma resumida. Para maiores detalhes consulte o autor.
* A BRASIMET S/A é nomeada representante exclusiva para todo território nacional da Unit Crane & Shovel Corporation, fabricante das escavadeiras Unit.
* Foto: anúncio da Satic S/A Importação e Comércio, distribuidora dos produtos de Michigan Power Shovel Company (em 1948).
* Nota: as informações acima estão em forma resumida. Para maiores detalhes consulte o autor.
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