Mercado Brasileiro: milestones.
sábado, 4 de janeiro de 2014
Brasil - o
país dos sonhos de qualquer empresa fabricante
de máquinas e equipamentos pesados.
Isso aconteceu na década de 70, quando foi
construída grande parte de sua
infra-estrutura, sempre baseada em megaprojetos de barragens e construções de
estradas.
Todavia, nos anos 80 veio a ressaca e a economia
adoeceu. Foi então que, das 08 mil unidades anuais, o setor assistiu
a queda da produção para apenas 2,5 mil
unidades/ano.
Então, a indústria teve de se adaptar e
traçar novas estratégias, de olho na retomada que se anunciou.
Embora cada empresa tenha a sua linha
histórica no Brasil, eu devo reconhecer que
todas contribuíram na história de nosso país.
* Relembrando o
passado
Construir rodovias na década de 1920 era
bastante precário. A construção era manual (pá, picaretas, broca e marrão). O rolo compressor a vapor, era a única máquina
disponível. Para transportar a terra, usavam-se galeotas (tracionada por muares).
Para suprimir a construção manual, os
tratores agrícolas eram adaptados a serviços de
terraplenagem. Um exemplo, é o Fordson que foi usado na reconstrução da Estrada de Rodagem de São Paulo a Santo Amaro em 1924.
Uma frase: modernização da infra-estrutura.
Foi assim, em 1926, quando Washington Luís P. Souza (presidente do Brasil: 1926 a 1930) declarava "governar é abrir estradas" e deu
início à implantação da malha rodoviária
nacional. Surgiram então, em anos posteriores, as niveladoras puxadas por tratores.
Contudo, durante a Segunda Guerra
Mundial (1939 - 1945) é que foram introduzidas as primeiras máquinas de terraplenagem no
Brasil.
Veio Juscelino Kubitschek (presidente do Brasil: 1956 -
1961). Ele resumiu seu Plano de Metas no
binômio "energia e transportes" e plantou as
bases da industrialização brasileira, com a
construção de grandes hidrelétricas e abriu mais de três mil quilômetros de
rodovias, o que lhe rendeu projeção nacional.
Na ditadura militar (1964 - 1985),
destaca-se as obras de Itaipu, que
projetavam a idéia de Brasil Potência. A
construção pesada, empreendida a partir de 1960,
foi um marco em nosso país, para grandes empreiteiras, como, a Camargo Correa, a Odebrecht, a Andrade
Gutierrez, entre outras.
Por outro lado, o ramo de fabricação de máquinas
rodoviárias, só começou a ser implantado em 1959. No triênio 1960/62
foram fabricadas no Brasil 735 máquinas.
Assim, nesse breve historial, relembremos algumas datas importantes que não podemos esquecer.
Assim, nesse breve historial, relembremos algumas datas importantes que não podemos esquecer.
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