Clark Equipment Company

domingo, 10 de janeiro de 2016


Embora conhecemos a empresa no Brasil, como fabricante de empilhadeiras, o nome Clark é sinônimo de uma grande família bem diversificada: transmissõesguindastes móveismini-carregadeiras e pás-carregadeiras.
 
Dentre seu portfólio, incluem a linha de: motoscrapers, caminhões fora-de-estrada, motoniveladoras, tratores sobre rodas e escavadeiras de arrasto (draglines).
 
 
* As origens

 
A empresa teve suas origens em 1903 sob o nome de George R. Rich Manufacturing Company, fabricante de brocas para a indústria de estradas de ferro.
 
Em 1904 a empresa transferiu-se para Buchanan, Michigan e contratou um jovem engenheiro mecânico, Eugene Bradley Clark (1873 - 1942), como seu sócio-gerente.
 
Falhas na gestão e operações foram os defeitos apontados por Mr. Clark. Ele reorganizou as operações da empresa e depois de um ano sob sua gestão, Rich Manufacturing estava pagando suas contas em dia, além de registrar lucros nas vendas de suas brocas Celfor.
 
Vale lembrar que Mr. Clark tornou-se presidente da empresa em 30 de agosto de 1906, e continuou após a mudança de razão social para Celfor Tool Company em maio de 1907, vinculando o nome do produto mais diretamente com a empresa.
 
Todavia, em 1909, Mr. Clark viajou para a Europa e descobriu que as peças eram fabricadas usando um método diferente: fornos elétricos. Confiando em uma oportunidade nos Estados Unidos para tal processo, Mr. Clark e outros investidores de Celfor formaram uma segunda empresa, a Buchanan Electric Steel Company (ou BESCO) em 1911.
 
Produzir peças de alta qualidade e novas tecnologias eram as metas de Mr. Clark. A diversifidade em outros e novos produtos fez de BESCO um sucesso na indústria local. 


Tanto Celfor, quanto BESCO estavam sob a direção de Mr. Clark e ambas, em crescimento.
 
Todos os esforços foram concentrados na indústria de caminhões, uma vez que, em contraste, o uso em caminhões aumentariam a economia do país. A BESCO produzia fortes rodas de aço e duráveis, que substituíam as de madeira e que, porventura, eram frágeis (quebravam regularmente) nos caminhões.
 
 
* Surge a Clark Equipment Company

 
Aos 27 de dezembro de 1916 foi incorporada as duas empresas (Celfor Tool Co. Buchanan Electric Steel Co.) formando a Clark Equipment Company.
 
Eugene B. Clark nasceu em Washington, DC, em 27 de julho de 1873. Seus pais eram Ezra Westcote e Sylvia Ann (NodineClark. Estudou em escola pública de Washington e era graduado em engenharia elétrica pela Cornell University em 1894. 


Mr. Clark faleceu em Chicago, Cook Co., IL, em 29 de julho de 1942 e foi sucedido na presidência por Albert S. Bonner.
 
Mr. Bonner juntou-se a empresa em 1915; foi Vice-Presidente de 1938 a 1942. Em 1945, George Spatta, o vice-presidente, tornou-se presidente após a morte de Mr. Bonner.

Foto: Eugene B. Clark e as unidades fabris de Celfor Tool Company.

0 comments:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP