.

.

Euclid Road Machinery Company (Parte I)

domingo, 17 de janeiro de 2016


A Euclid foi um fabricante de equipamentos para terraplenagem (1924 - 1968). Sua linha de fabricação era constituída por caminhões fora-de estradamotoscraperstratores de esteiraspás-carregadeiras, ademais de carregadeiras de esteirastratores sobre rodas e modelos militares (modelos de caráter experimental).


* Euclid Road Machinery Company (1931 - 1953)

Euclid foi uma das principais empresas mundiais de fabricação de equipamentos de terraplenagem. A empresa começou como parte de Euclid Crane & Hoist Company, uma empresa de propriedade de George A. Armington e seus 05 (cinco) filhos - Arthur, Stewart, Everett, George Jr. e Raymond.

Todos eles tiveram um papel importante na formação da empresa, principalmente no ramo de terraplenagem. Em 1924, introduziu o Euclid Automatic Rotary Scraper, seguido logo após pelo Euclid Wheeled Scraper.

Vale lembrar que a empresa foi batizada como Armington Electric Hoist Co. em 1907 e, mais tarde rebatizada como Euclid Crane & Hoist Co., em 1909. O sucesso dos scrapers, levou a formação da divisão de máquinas rodoviárias de Euclid Crane & Hoist, em 1926.

Em 1931, o filho de George ArmingtonArthur, adquiriu uma pequena loja adjacente de Euclid Crane, em Euclid, Ohio e incorporou a divisão Euclid Crane & Hoist, como uma empresa separada.

Nasceu a Euclid Road Machinery Company em 11 de julho de 1931. Esta empresa manteve uma filial da Euclid Armington Corp. até 01 de janeiro de 1933, quando as empresas foram separadas.

Vale lembrar que a Euclid Crane & Hoist Co., Cleveland, Ohio, alterou sua razão social para Euclid Armington Corp. em 01 de julho de 1931.


* Marcos históricos

1931 – Euclid Road Machinery Company é constituída. A empresa foi localizada em Euclid, Ohio, um subúrbio a leste de Cleveland.

1933 - Euclid Road Machinery Company, é separada de Euclid Armington Corporation. Testado o primeiro caminhão fora-de-estrada.

1934 – o primeiro caminhão fora-de-estrada, modelo 1Z "Trac-Truk" é produzido por Euclid.

1937 – Edwin H. Parkhurst assume presidência da empresa.

1938 – anunciado o scraper autopropulsionado.

1949 – primeiro scraper é introduzido. Esse foi o primeiro protótipo de scraper com dois motores (twin-power).

1950 – Criada a subsidiária Euclid Great Bretain Limited com sede em New-House, Lanarkshire, Escócia. No ano seguinte, lançado o caminhão fora-de-estrada, modelo R-15.

1953 – General Motors adquire a Euclid Road Machinery Company.

Foto: Euclid 1LLD introduzido em maio de 1951.

0 comentários:

Postar um comentário

EXPEDIENTE: Heavy Machinery - Museum - primeiro museu eletrônico de máquinas e equipamentos pesados do Brasil, é parte integrante do Canal Máquinas & Equipamentos Pesados. É proibido copiar os artigos e fotos deste canal, sem a prévia autorização do autor, ou titular dos mesmos. Qualquer artigo copiado ou fotos, devem conter a fonte original. Espero que todos os leitores saibam produzir seus artigos sem infringir os Direitos Autorais sobre sua Propriedade Intelectual, nos termos da Lei 9610-98 (artigos 101 à 110). Plágio é crime e está previsto no Código Penal (artigos 184 à 186). Todos os artigos estão baseados em informações vigente na data da publicação. O autor se reserva o direito de alterar os artigos sem aviso prévio.

  © Blogger template Foam by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP